ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P003

Poster (Painel)


P003

Uma abordagem lúdica na educação infantil em saúde auditiva para o trânsito

Autores:
SOUZA, V.M.1, ANTAS, L.O.F.S.1, MASCARENHAS, V.D.1, SOARES, J.F.R.1, ANDRADE, W.T.L.1
1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: A infância é uma excelente fase para aquisição de conhecimentos, em virtude da maior quantidade de sinapses neurais produzidas nesta fase da vida. A utilização de estratégias educativas de maneira lúdica na educação infantil proporciona um maior interesse pelo conteúdo, potencializando o aprendizado, além de proporcionar a diversão e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e da comunicação. Segundo Bomtempo (1999), o brinquedo, brincar e jogar são considerados de grande importância para o desenvolvimento humano, sendo fundamentais para o treino de habilidades cognitivas, verbais e sociais. Considerando o grande potencial de aprendizado na infância e a capacidade das crianças de compartilhar os conhecimentos adquiridos, foram realizadas campanhas educativas infantis abordando a promoção da saúde auditiva e estratégias de segurança considerando os sinais sonoros no trânsito. Objetivo: Apresentar um relato de experiência na educação infantil em saúde auditiva, com enfoque no trânsito. Método: Foram desenvolvidas atividades para compor a programação de diversas campanhas promovidas pela Divisão de Educação para o Trânsito de um Departamento Estadual de Trânsito. Foi confeccionada uma orelha gigante, composta pelo pavilhão auricular e por um túnel representando o conduto auditivo, por dentro do qual as crianças passavam e eram convidadas a conhecer o sistema auditivo. Ao adentrar nesta orelha, as crianças recebiam explicações de forma lúdica sobre as estruturas que compõem a orelha média e orelha interna, representadas por ursos de pelúcias e recebiam gibis com esses personagens. Além disso, foram desenvolvidas atividades infantis com a temática “saúde e atenção auditiva” no trânsito, sendo realizados jogos como: “forca”, “certo e errado” e “perguntas e respostas”. Discussão: Coscrato et al. (2010) realizaram uma revisão integrativa da literatura acerca da utilização de atividades lúdicas na Educação Popular em Saúde e destacaram os avanços trazidos por estas para a aprendizagem, comportamento e qualidade de vida da criança. Segundo Formigoni et al. (2012), o uso de uma abordagem lúdica é útil para estimular o desenvolvimento integral da criança, além de ser um recurso que desenvolve e educa de forma prazerosa, desse modo, a utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem é considerado um instrumento auxiliar do processo educativo do ser humano. Mendonça e Lemos (2011) afirmam que a atuação fonoaudiológica em saúde infantil deve fundamentar-se em conceitos e diretrizes que visem enfrentar os problemas de saúde por meio de ações coletivas e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população. De forma geral, as estratégias utilizadas para a discussão sobre saúde auditiva no trânsito mostraram-se eficazes, na medida em que as crianças demonstraram compreender os conteúdos abordados e afirmaram que tentarão mudar os hábitos inadequados dos pais no trânsito. Considerações finais: Pode-se constatar um grande interesse do público infantil pelas atividades propostas pelo grupo, bem como uma efetiva assimilação do conteúdo abordado nas atividades educativas. Acredita-se que é de fundamental importância o uso de ferramentas e estratégias lúdicas na Educação Popular em Saúde, principalmente quando o público-alvo é a população infantil. Sendo assim ressalta-se a importância do “brincar” como elemento estratégico fundamental para a promoção da saúde auditiva.

Palavras-chave:
 Trânsito, Audição, Criança, Lúdico